sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ensaio sobre a loucura- Parte I- Reedição

"Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz" (Rita Lee e Arnaldo Baptista)

As diferentes formas de pensar e agir do ser humano vêm sendo objeto de estudo de muitos sociólogos. Esses, por sua vez, acreditam que essa distinção pode esta ligada às raízes culturais de um povo. Todavia, há quem não compartilhe dessa opinião e ache que fugir aos padrões da sociedade seja um possível sinal de loucura.

As discussões sobre normalidade/anormalidade decorrem, muitas vezes, da dificuldade em se estabelecer um conceito sobre o que é ser normal. Cada pessoa tem um diferente ponto de vista acerca da questão. Essa opinião tem como base, muitas vezes, o contexto político do local onde se vive ou ainda os costumes de uma região. Em sua obra mais famosa, Miguel de Cervantes - por exemplo- surpreendeu o mundo ao tornar Dom Quixote (um protagonista de contos medievais) em um cavaleiro fraco e ingênuo. Surgiram, então, muitos críticos que logo associaram a imagem do personagem à loucura.

Outro hábito comum na sociedade é ver com preconceito os costumes de um povo, sempre julgando-os inferiores. Muitos no ocidente olham com estranheza a religião islâmica - por exemplo - principalmente ao verem mulheres vestidas de burcas. Esquecem-se de que essas mulheres também podem achar distinto o jeito ocidental de se vestir. Nesse ponto, o sociólogo português Boaventura Santos tem uma interessante frase que resume, basicamente, esse pensamento: "Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza e queremos ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza".

Assim, não se pode atribuir uma única definição para o que é ser normal. A normalidade não é como os trilhos do bonde, que só tem um caminho, previamente estabelecido. Há diferentes formas de se manifestar e nenhuma delas deve ser vista com preconceito. Loucura é, na verdade, acreditar que somos todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário