quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

No retrovisor (2010)

"O que foi prometido é o que se escondeu E o que foi prometido Ninguém prometeu nem foi tempo perdido Somos tão jovens" (Renato Russo) 

Não, esse não é mais um texto que se propõe a fazer uma retrospectiva do ano de 2010 a partir de seus principais acontecimentos. Já estou farta desses. Deixo para os jornais e revistas essa tarefa.
Pretendo compartilhar as minhas experiências no ano de 2010. Certamente, um dos anos mais importantes e "loco" da minha vida.
O ano começa oficialmente no dia 1° de janeiro. Mas meu 2009 se estendeu por 2010. Lembro que enquanto todos saudavam o novo ano que estava por vir, eu ainda me preocupava com as provas dos vestibulares, particularmente os da UFRJ, que foram realizadas no início de janeiro. Quando essas terminaram, aí sim eu estava oficialmente de férias.
Mas entre a realização e a divulgação dos resultados houve um grande hiato. Tão grande que permitiu que eu não soubesse até maio  o que ia fazer da minha vida. Fiquei pulando de universidade em universidade (FACHA, PUC, UFF...). Até cheguei a cursar um mês na PUC. Foi quando - finalmente- o resultado da UFRJ saiu. E com ele tive que admitir a minha preferência por onde estudar, opinião que nunca tive coragem de admitir por medo de não passar.
Após merecidas férias e alguns trabalhos voluntários, um novo horizonte se abria e um dos meus sonhos se realizava.
A UFRJ, apesar de todos os seus problemas de infraestrutura, é fantástica. Graças à ela, pude conhecer novas pessoas, completamente diferentes de mim e que me ensinaram muito. Saí daquele "círculo da zona sul" que me incomodava um pouco para conhecer gente do país inteiro. Todas essas experiências fizeram com que eu mudasse também. Hoje a minha timidez já melhorou bastante e o meu exílio vem sendo desfeito aos poucos.
Tive ainda a oportunidade de ter o meu primeiro estágio, ainda que tenha sido breve.
Agradeço a todos que me ajudaram nessa nova fase de adaptação e aqueles poucos que continuam comigo desde o início. Deixei de ser mais uma e assumi uma identidade própria.
A todos vocês, meu muito obrigado! 






3 comentários:

  1. Eiii Maria Clara,
    Adorei o texto. É tão bom conseguir aquilo que queremos muito e vejo que a UFRJ é isso para você. Conhecer gente nova e ter um novo ciclo social é algo fantástico.
    Adorei te conhecer em 2010 =D

    Beeijão e FELIZ 2011!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahh, muito bom!!
    Me identifiquei com o texto!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Adorei o texto.

    Pra mim 2010 representou isso também, mesmo que de forma um pouco diferente.

    ResponderExcluir