quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Complexo de "Minduim"

"Olha lá quem acha que perder é ser menor na vida
Olha lá quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar" (Marcelo Camelo)
                                        


"Minduim" é a forma carinhosa pela qual Patty Pimentinha chama seu colega, Charlie Brown. Ambos são personagens de uma das tirinhas mais famosas da história: Peanuts, escrita pelo americano Charles M. Schulz.

Charlie Brown não é apenas mais um personagem de tirinhas. Ele pode ser visto como um retrato do seu criador e desenhista Schulz. Talvez seja isso que torne Charlie Brown tão autêntico: sua humanidade. O personagem não vive só de alegrias. Pelo contrário, pode-se dizer que ele é uma espécie de "perdedor profissional".

Charlie Brown adora baseball e tem o seu próprio time, como vários garotos americanos. No entanto, nunca consegue fazer com que sua própria equipe vença. Charlie Brown também gosta de jogar damas. Mas nunca venceu uma única partida e tem o recorde de derrotas consecutivas. Charlie Brown tem vários colegas (Lucy,  Schroeder, Linus, etc.). Contudo, nenhum admite ser seu amigo. No Natal, enquanto todos recebem vários cartões, ninguém se lembra de enviar um a Charlie Brown.


Charlie Brown é a antítese de um herói. Tem uma cabeça grande - motivo de risos de seus colegas - é tímido e pouco confiante. Além disso, sofre com várias angústias e medos, que o fazem se sentir inferior aos demais. Por vezes, prefere o isolamento.

Entretanto, apesar de todos os seus problemas, o personagem conseguiu cativar os norte-americanos e fazer sucesso no mundo todo. Não raro, vemos produtos da série sendo comercializados em todos os lugares. Não raro vemos um adolescente e seu pai se deliciando com as histórias de Peanuts.

Fica então uma pergunta; como um personagem tão impopular quanto Charlie Brown consegue ser um fenômeno de vendas? Talvez o segredo esteja na identificação  leitor-personagem. Todos nós - em algum momento da vida - nos achamos inferiores e pouco confiantes. Em algum momento da vida, somos nós também um Charlie Brown, um "Minduim".

Mas apesar de tudo, Charlie Brown também é um lutador. Ele perde, sim, é derrotado e fica chateado. No entanto, no dia seguinte, lá está o "bom e velho Charlie Brown" de novo, resistindo, orientando sua equipe de baseball e tentando vencer...

2 comentários:

  1. Todo mundo algum dia, com certeza, já se identificou com o Charlie Brown. Schulz criou uma das tirinhas mais inteligentes que eu já vi. Muito bom! :)

    ResponderExcluir
  2. Um fato que eu acho que torna esse personagem ainda mais impressionante que poucos conhecem: Antes de fazer sucesso como quadrinista, Schultz fez um teste para se tornar desenhista da Disney, mas quando os avaliadores viram seus desenhos, disseram pra ele "Desista, você não tem como ter sucesso na sua carreira desenhando." Olhem hoje. O que seria dos milhões de leitores de Charlie Brown se o criador do personagem tivesse destido ali e naquela hora? Alguns estão destinados à grandeza, e por mais que muitos até bem sucedidos falhem em perceber isso, não há obstáculo que os impeça de chegar lá. Acho que a maior e principal lição de Charlie Brown é "Não desista, continue tentando. Não ligue para o que os outros pensam, apenas não desista."

    (http://quadrinhospraquemgosta.blogspot.com)

    ResponderExcluir