quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Faço comunicação sim, e daí?

"Posso não concordar com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo." (Voltaire)





Esse texto é um desabafo. Quem faz Comunicação, entenderá o que quero dizer.

Já no Ensino Médio, os alunos começam a escolher a área em que pretendem seguir. Exatas, humanas, biomédicas, etc. Pequenos nichos são formados. Mas o que mais me chama a atenção são os "preconceitos" das pessoas- às vezes dos próprios alunos - com algumas profissões. Quem disse que o pessoal de humanas não entende nada de matemática e que os engenheiros não sabem escrever? Em alguns casos, tais afirmações podem ser até verdadeiras. No entanto, não se pode generalizar. Com a alta concorrência e a dificuldade dos vestibulares atuais, quem não dominar essas áreas será, naturalmente, "eliminado".

Todavia esse não é o único preconceito. No meu caso particular, e acredito que vários colegas concordem, decidi cursar Comunicação Social para tentar ser jornalista. Aí já começa um problema... Pergunte para algumas pessoas leigas no assunto sobre o que faz um comunicólogo. A maioria não saberá responder ao certo. E, claro, terá aquela "brilhante" pessoa que dirá que serve para se comunicar. Apesar de engraçado, isso esconde uma verdade: as pessoas, em sua maioria, não sabem o que é Comunicação Social. Curioso é que se você repetir essa experiência, mas perguntando sobre uma habilitação específica (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, etc.) grande parte apresentará uma outra resposta, certamente mais elaborada que o tradicional "se comunica".

Outro problema são alguns estereótipos que vêm junto quando se decide fazer Comunicação:

 "Todo mundo que faz Comunicação é porque não sabe o que vai fazer da vida e não quer estudar".
Realmente, o campo da Comunicação Social envolve várias áreas e habilitações, que possibilitam uma melhor visão de mundo. Todavia, para chegar até aqui é necessário estudar muito. Como exemplo, basta ver as notas para ser aprovado no vestibular. Na UFRJ, por exemplo, é uma das carreiras mais disputadas, bem como na UFF.

Isso me lembra outro ponto: porque diante de um livro de matemática, algumas pessoas se arrepiam e, ao ver um obra complexa, não dão muito valor? Às vezes, a compreensão de um texto pode ser tão difícil quanto a resolução de uma equação.

Agora, talvez o que mais me incomode seja algumas frases que ouvi recentemente. No dia do trote quando fui pedir dinheiro, por exemplo, muitos perguntavam o meu curso. Quando falava qual era, alguns refutavam: "Ah, se você estudasse Direito, eu daria dinheiro..." Jura?

Entretanto, a pior de todas é "Tão inteligente e foi fazer Comunicação..." Já ouvi essa frase tantas vezes que até já me acostumei.

Enfim, o objetivo desse texto não é criticar as demais profissões. Pelo contrário. É extremamente saudável ter amigos de outras áreas. Acho  que todas são igualmente importantes. Para que a vida em sociedade funcione, é necessário cooperação entre os diferentes profissionais, sejam eles médicos, donas de casa, professores... A valorização é fundamental!





2 comentários:

  1. Só pela imagem jah AMEEEI! Grupo de CRB pra sempreeeeeeeeeee! huauhauhuha...
    Adorei o texto, uma triste verdade, ninguém da valor pra qm faz comunicação! Ou eh vagabundo ou nunca terá sucesso na sua carreira! =/
    VAMOS PROVAR O CONTRÁRIO!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando peguei a imagem lembrei mt do nosso grupo. E ainda combinava com o texto q escrevi. Vamos mostrar nosso valor, tenha certeza!

    ResponderExcluir