quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gentileza (deveria) gerar gentileza

"A minha religião é muito simples. A minha religião é a gentileza" (Dalai Lama)
Peço desculpas àqueles que não são religiosos, mas permitam-me recorrer a uma passagem da Bíblia para ilustrar o tema dessa semana.



Certa vez, Jesus estava caminhando quando se viu diante de 10 leprosos. Esses, por sua vez, ao reconhecê-lo pediram ajuda. Estavam cansados de suas moléstias e de serem rejeitados pela sociedade. Jesus, então, decidiu agir e os curou. No entanto, enquanto a maioria foi celebrar o milagre e não voltou, um único optou por ficar e agradeceu a Jesus.

Guardadas às devidas proporções, é claro, também vemos cenas semelhantes a essa no dia-a-dia. Hoje, quem pratica uma boa ação e ajuda os outros é, muitas vezes, solenemente ignorado. Parece que as pessoas não sabem mais agradecer. Não que isso seja obrigatório, mas vale lembrar que "gentileza gera gentileza".

Faça o teste: entre em um transporte público, sorria e diga bom dia. Grande chance de ser ignorado. Ou então se ofereça para segurar uma daquelas sacolas enormes. Ou melhor ainda, ceda seu lugar a uma pessoa mais velha. Provavelmente, você não ouvirá nenhum agradecimento.



Não sei se é pela correria do dia-a-dia ou pelo estresse das pessoas, mas a gentileza parece estar fora de moda. Talvez o problema seja mesmo a educação.

Esse assunto deveria receber maior destaque, para debate e reflexão. Assim, da próxima vez que entrar no metrô, que tal esperar os passageiros desembarcarem primeiro?

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Nossa sociedade está "mal-acostumada" e não tem praticado a gentileza que durante tanto tempo foi pregada (inclusive aqui no RJ pelo ilustre profeta Gentileza). Eu vivo em transportes públicos e infelizmente não tenho boas recordações... São poucas comparadas com as boas. Parabéns pelo texto e sucesso com o blog

    ResponderExcluir
  2. Lembrei muito do seu texto essa semana que passou. É difícil ser gentil às vezes, mas vale a pena. ;)

    ResponderExcluir
  3. Mentira! o 485 Fundão é pura gentileza! Haha!

    ResponderExcluir