quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre estrelas e cometas

"Amigo é quem te socorre e não quem tem pena de ti" (Thomas Fuller)

Certa vez, durante uma aula fui apresentada ao texto "As estrelas e os cometas". Na época, achei-o interessante, mas não liguei muito. Hoje, mais de cinco anos depois, esse texto me veio à cabeça. Não sei bem explicar o porquê.

Segundo o autor do texto, "há pessoas estrelas e pessoas cometas. Os cometas passam. apenas são lembrados pelas datas que passam e que retornam." Todavia, "passam anos, milhões de anos e as estrelas permanecem". Acho que essa metáfora também pode ser estendida às relações pessoais, principalmente à amizade. Ao longo de nossa vida, conhecemos milhares de pessoas. Umas só de vista, outras mais próximas. Mas nem todas são nossos "amigos", assim como o quer o facebook e demais redes sociais. Não temos centenas de amigos. Apenas uns poucos e bons.



A primeira pessoa a chamar minha atenção para essa distinção entre amigos e colegas foi uma professora de inglês. Um dia, diante de uma classe lotada, ela afirmou que quando nos formássemos, (o que ainda estava um  pouco distante na época) poucas seriam as pessoas que continuariam se falando, mantendo contato. "Umas 3 ou 4"- disse ela. Naquela tarde os alunos a contestaram. Hoje, acredito que ela tenha razão.

Colegas temos aos montes: são os "conhecidos". Podem ser ótimas companhias e garantia de risos. Já os amigos verdadeiros são poucos. Não passam de cinco. Esses, por sua vez, nem sempre podem estar ao nosso lado fisicamente. Contudo, sempre se importam conosco. Antes mesmo de tropeçar e escorregar, eles já estão com os braços estendidos para nos escorarmos.


Muitas vezes, confundimos colegas com amigos. A amizade, na verdade, tem uma base mais sólida e duradoura, que não se constrói de um dia para o outro. Para que ela se edifique é fundamental ter confiança no outro. Até porque uma hora a realidade aparece, as máscaras caem e os "amigos" revelam-se meros colegas.

5 comentários:

  1. Que texto lindo!
    Morei em dois estados, nasci num terceiro, sei como ninguém como as pessoas podem ser estrelas e cometas. Há amigos de São Paulo que eu tinha certeza que seriam os padrinhos do meu casamento, que estariam ao meu lado pelo resto da vida, mas por uma série de questões, inclusive, geográficas, estão muito distantes.
    Existem pessoas no Rio que vejo diariamente, com quem falo diariamente, mas estão distantes, mais distantes que muita gente em outros países, inclusive aquela brasileira no Chile, que eu penso em todos os momentos de minha vida, do amanhecer ao anoitecer...

    Continuando a divagação, sabe uma coisa que eu sempre penso? Onde estão aqueles "amigos de um dia"? Sabe aquela pessoa que você conhece numa fila de banco, numa viagem de metrô ou num voo, que rola uma identificação, você bate um papo legal com ela e sabe que poderiam ser amigos, mas ela vai embora sem você sequer ter perguntado o nome dela? Então, onde ela vai parar? Será que os amigos que temos hoje em dia foram em algum momento do passado um "amigo de um dia" que a gente não se lembra mais?

    OK, escrevi demais!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    tbm conheço esse texto. E me pego pensando muito nesse tipo de coisa, até pq acho q bato o recorde de "melhores amigos" q se dizem meus melhores amigos e depois, aparentemente, esquecem disso.

    E também tenho essa curiosidade do mineiro com "amigos de um dia"... Rola sempre um "what if..." pra imaginar como seria se a pessoa não tivesse sumido, não morasse longe, etc.

    Mas sem dúvida, uma coisa q eu aprendi há muito tempo (o q não impediu algumas mágoas) é q colegas e amigos são coisas diferentes. Amigos são poucos e bons, a internet tenta camuflar, pondo todo mundo no mesmo balaio...e como não dá pra olhar nos olhos via scrap/publicação de mural, todos parecem felizes e sinceros comentando e "conversando" online.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de diferença entre amigo e colega é muito verdade. Meus melhores amigos agora estão distantes fisicamente, mas sei que posso sempre contar com eles e quando eles podem passar um fim de semana, um feriado, perto de mim, sei que, mesmo com o longo tempo sem se ver, a cumplicidade continua a mesma

    Lamento não ter conseguido manter a amizade com muitas pessoas do colégio. Parece que aquela amizade vai durar pra sempre e hoje você vê e se pergunta como foi deixar com que o contato fosse perdido. Parece que aquelas pessoas foram substituídas, antes eram os amigos da escola, agora os amigos da faculdade, depois os amigos do trabalho e por aí vai... Acho que então a gente não pode chamar essas pessoas de amigos, mesmo gostando muito e se identificando. Amigo é aquela pessoa que mesmo com a distâcia, com a falta de contato diariamente, você sabe que está sempre lá pra você. E isso não é construído do dia pra noite, como você mesma escreveu.

    Gostei bastante, Clara! :)

    ResponderExcluir
  4. "Oh I'm a lucky man, to count on both hands the ones I love
    Some folks just have one, yeah, others, they've got none"

    Eddie Vedder

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo, e é tudo a mais pura verdade. Infelizmente não conseguimos manter muitos colegas da escola. Fiz amigos valiosos agora na faculdade, vou lutar com unhas e dentes pra mantê-los pro resto da vida.

    =D

    ResponderExcluir